14 julho 2009

Dia 3 - Diga-me o que dizes, e te direi quem és.

Pre Scriptum: Essas são as impressões da experiência de uma semana sem falar. O Caderno Amarelo foi onde escrevi, quando precisei me comunicar com alguém.


Fiz as estatísticas e há quatro tipos de falas no Caderno Amarelo. Obviamente, por ter de escrever, eu tento "falar" somente o necessário. Então, existem quatro tipos de frases que tive, por necessidade, de falar:

Primeira, Funcional Social (38,4%) - "A massa à Carbonara é pra dois?", "Crédito", "Dois sorvetes de creme, por favor", "Crédito", "Vamos lá pra casa?", "Crédito".
São aquelas frases sem fundo psicólogico, são só uma necessidade social.

Segunda, Funcional Psicológica (30,8%) - "Levei uma guria lá pra casa ontem", "Nove vezes", "Tântrico".
Frases que por necessidade, dessa vez psicológica, tu tens que falar. Contar histórias, por exemplo. Tu não esperas que ninguém acrescente nada, só que ouçam e vejam como tu tens histórias. Não há sentido aparente em externar essas experiências, mas elas sempre descem da mente pelo escorregador interno do nariz e chegam à boca muito velozes pra serem pensadas. Parece que vivemos pra contar pros outros que vivemos. Tem gente, por exemplo, que, ao viajar, anda de costas. De frente pra máquina fotográfica. Vive na imaginação alheia. Na foto do Orkut. Ou no post de um blog depois dizendo: "Ah, eu fiquei mudo por uma semana, sou radical".
No Caderno, existem outros exemplos de necessidade psicológica além desses, como a curiosidade, etc..

Terceira, Opiniões/Discussões (16,3%) - "Ah, meu. Tu ser filho dela não pode me impedir de te contar detalhes", "Cara, panela velha é que é comida boa."
Obviamente, esse exemplos são parte da próxima necessidade, a piada. Mas, na verdade, este tipo de fala, a opinião, discussão, é uma das partes mais válidas da comunicação(quando o assunto e a companhia são bons). Os mais construtivos, com certeza, enquanto o segundo colocado e o último são os que mais fazem a gente sentir-se bem, que também é importante. Achei que a porcentagem desse tipo de comunicação opinativa, na minha vida, fosse bem maior, mas se provou ser bem pequena.

Quarta, Piadas(14,5% ) - "Não era feia, tinha um pouco cara de passarinho, a voz meio de micuim, e um corpinho de elefante magro", "Três filhos já cuspidos e um dentro, na pança", "Ah, tinha um pedaço da bunda gigante dela que era bom, bem na esquerda assim, escondido embaixo de outro pedaço".
Piadas são pequena parte do que eu escrevi, mas grande parte do que quis escrever e não tive como, por timing, além de ser líder absoluta das frases que ouvi. A risada é a música da aprovação.

Um comentário:

  1. "Half of what I say is meaningless
    But I say it just to reach you"
    Beatles - Julia

    ResponderExcluir